SEJAM BEM-VIND@S AO BLOG DO

MOVIMENTO GRITO DA JUVENTUDE!




"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar." Martín Luther King


Seja a mudança que você deseja ver no mundo.

Mahatma Gandhi




Música

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Odécio Mendes Rocha

EL ORIGEN Y EL FIN DEL DINERO *

Costumo dizer que a origem do dinheiro está na Mais-Valia. Isto Karl Marx o disse há mais de um século no O Capital.
Começa com o trabalho; depois, é expropriado o trabalho excedente (a Mais-Valia);na terceira etapa, a acumulação da riqueza é transformada em “commodites” e o dinheiro fica como uma mercadoria independente. ALUGA-SE DINHEIRO !!! E eis a pistolagem dos bancos que alugam seu dinheiro (empréstimo), para que o dinheiro possa parir mais dinheiro. Este dinheiro, pela evolução, transformou-se em outro tipo de propriedade – o mercado financeiro internacional. Este mercado vira um dinheiro independente das relações patrões e empregados. No final do século XX para o começo deste século XXI, o mercado financeiro tornou-se o senhor do mundo. É quem manda e desmanda nos Estados-Nação. Está para além do bem e do mal, ou seja, da moral. Por quê? Porque o mundo da economia real morreu. Não podendo mais aplicar o dinheiro na produção, tornou-se obrigatório investir dinheiro no mercado financeiro mundial, como a única via de acesso, para salvar as empresas da falência, das quebradeiras etc. O mercado financeiro mundial emancipou o dinheiro dos trabalhadores. Este dinheiro não corresponde ao econômico, aos ativos fixos e nem tem mais nada a ver com a economia real ou concreta.
A revolução eletrônica informatizada, a partir de 1940 com a Cibernética de Norbert Wiener e seu extensivo mundo informatizado ( a revolução dos CHIPS), mudou o panorama da antiga civilização milenar – a Civilização do trabalho.
Esta micro-eletrônica deixou quase a zero o espaço-tempo; eliminou a zero a Mais-Valia; deixou a produção zero valor; o trabalho quase zero; o mercado não terá mais nenhum valor social; o capital tornou-se fictício sem mais correspondência na economia concreta e real. O trabalho estrutural aumentará a cada dia, sem volta, em progressão geométrica; o dinheiro fictício do mercado financeiro a cada dia desvalorizar-se-á gradativamente, sem mais obedecer o econômico, o político etc.
Acabou o dinheiro da produção. Mas ela continua firme. Continua firme apenas como excrescência social (Baudrillard), atrelada ao Mercado Financeiro Mundial. Este mercado é o novo território do dinheiro fictício. Este dinheiro ainda continua atrelado à produção. A produção sem Mais-Valia como está atualmente, em breve deixará de ser o referencial deste dinheiro desterritorializado. Com a produção zero valor, o mercado financeiro internacional, de explosão e explosão de bolhas, o sistema sócio-metabólico do capitalismo não resistirá e morrerá de apoptose. Fim do capitalismo.

*A Origem e o fim do Dinheiro

Blog: mendesrochalenitivo.blogspot.com

4 comentários:

Konsito - Lane Lima disse...

Obrigada pela contribuição, Odécio!

Abraço!

Razek Seravhat disse...

É isso! abaixo o maniqueísmo do profeta persa Manes: certo ou errado, bonito ou feio, bem ou mal...

Unknown disse...

E o que fazer? Ficar com a boca escancarada cheia de dentes...

nova utopia disse...

Estava fazendo uma pequena viagem e... olha só !
A nata da intelectualidade do Grito da Juventude ... fico muito grato!
Vocês, jovens, terão que construir este caminho já apontado teoricamente.
O próximo passo será a política com uma nova práxis. Porque a Política é
o lado mais prático da Filosofia.
Fundaremos um novo partido. Um partido que não queira nada com o poder instituido para que possamos empurrar a História, para não ficar com a boca escancarada ... como disse muito bem Natália

Um feliz 2010


Um abraço carinhoso para todos
Odécio, o caminhante noturno.