SEJAM BEM-VIND@S AO BLOG DO

MOVIMENTO GRITO DA JUVENTUDE!




"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar." Martín Luther King


Seja a mudança que você deseja ver no mundo.

Mahatma Gandhi




Música

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A JUVENTUDE NA CRISE CAPITALISTA

A atual crise é a mais grave dos últimos oitenta anos. Ela é Econômica, Política, Ambiental, Cultural e Social. Começou a ter uma maior visibilidade no segundo semestre de 2008, com a quebra dos bancos que operavam as vendas de créditos de imóveis e carros, nos Estados Unidos.

É uma crise Econômica porque está atingindo todos os setores da produção. É Ambiental porque a ganância dos capitalistas pelo o lucro está esgotando os recursos naturais do planeta, gerando desequilíbrio e podendo inviabilizar a vida humana na terra. É também uma crise Política já que o povo não acredita mais nas instituições públicas originárias da revolução burguesa, como o poder executivo, legislativo e judiciário. Instituições que defendem o neoliberalismo, promovendo a redução do papel do Estado, o qual permite que os grandes capitalistas controlem as leis, os meios de comunicação e os serviços (agora privatizados) de energia, água, educação, segurança, saúde, bancos, e etc. Com a crise, os mesmos capitalistas defendem a salvação das empresas falidas com o dinheiro público, ou seja, privatiza o lucro e estatiza o prejuízo. 
A cultura consumista do capitalismo está em cheque. Na crise de 1929, a maioria da população mundial era rural, hoje é urbana. E é, principalmente, na área urbana que percebemos como os padrões de consumo impostos pelo sistema geram conflitos sociais graves. Apesar da propaganda de que todos têm o direito de possuir determinados objetos, eles só são acessíveis para menos de 15% da população mundial. Além disso, com o aumento da fome, do desemprego, da violência, do inchaço populacional nas grandes cidades, nos deparamos com verdadeiras situações de barbárie, geradas por uma crise social.

A juventude tem agir nessa crise, já que também é vítima. Os capitalistas estão tentando tirar os direitos sociais e trabalhistas conquistados com muita luta e oferecerão em troca empregos, escolas, hospitais cada vez mais precários. A violência pode aumentar e reduzir a maioridade penal para criminalizar ainda mais à juventude pobre. Os jovens ricos estão preocupados com a permanência do padrão de consumo, enquanto os pobres preocupam com a vida digna.

A única saída para essa crise é o ecossocialismo. Mesmo o capitalismo estando em crise profunda, internacional e prolongada, o socialismo não virá naturalmente, temos que construir senão iremos à barbárie. A humanidade já viveu a comunismo primitivo, cinco mil anos de escravismo e o feudalismo, portanto, o capitalismo não será para sempre. Estamos vivendo o dilema: ou a humanidade destrói o capitalismo ou o capitalismo destruirá a vida no planeta terra.

Nenhum comentário: