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quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fortaleza tem 26.952 carros a mais

Fonte: Jornal O Povo

Fortaleza tem 26.952 carros a mais

Venda de veículos novos em Fortaleza cresceu no semestre, mesmo após fim da redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Mais carros nas ruas reabre a discussão sobre mobilidade urbana. Até quando a cidade aguenta?
Andreh Jonathas - 13/07/2010 02:00
Fim de tarde em Fortaleza. O empresário Heraldo José Medeiros, 48, compra um carro para a filha, que vai se formar e faz estágio longe de casa.

O empresário faz parte do crescente mercado consumidor de veículos novos na Capital. O número de emplacamentos cresceu 14,5% no primeiro semestre de 2010 (26.952 unidades), sobre o igual de 2009 (23.543), conforme dados repassados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores do Ceará (Fenabrave-CE) .

Ao mesmo tempo em que aquece o mercado automotivo e a economia, a comercializaçã o de veículos reforça a iminência de um colapso urbano de mobilidade, problema das grandes cidades no País.

Agora, é início de noite. Se Heraldo tiver comprado o veículo e o levado para casa pelo cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior com Antônio Sales, teria sido vítima de um aspecto negativos de ter um automóvel por aqui: o engarrafamento (por onde a reportagem também passou).

“Eu trocaria o carro pelo ônibus. No mundo inteiro, se faz isso”, comenta e critica o sistema de transporta coletivo da Capital.

O vice-presidente da Fenabrave, Raimundo Brasileiro, ratifica ser necessário encarar com um olhar mais crítico a inserção acelerada de carros na cidade.

“Tem que começar a trabalhar essa discussão. Com a Copa do Mundo, tomara que se pense mais seriamente esse sistema”, cobra. Ele arrisca dizer que não vai demorar para que só seja possível circular nas vias de Fortaleza como haver regras restritiva, como horários marcados e rodízio de carros para rodar.

Apesar do gráfico descendente nas vendas nos três últimos meses do semestre, a Fenabrave-CE muda o tom de pessimismo diante do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, dia 31 de março, quando 5.986 carros foram emplacados. Em abril, foram 4.590 unidades, 842 a mais do que o mesmo mês de 2009.

Para Brasileiro, a queda dos negócios em junho faz parte da adaptação das montadores de veículos ao retorno do IPI. “Houve um processo de antecipação das compras para março. Um com carro de custo médio R$ 32 mil, saía com desconto de em torno de 1,5 mil. Havia facilidades de financiamentos também”, explica.

A expectativa é que, em 2010, cheguem a ser comercializados 53 mil exemplares. A retomada já deve ocorrer em julho, período no qual têm inicio promoções, descontos e vantagens ao consumidor, adianta o vice-presidente da federação. Foram vendidos 51.229 carros em 2009, informa.


E-Mais

MAIS NEGÓCIOS, MENOS MOBILIDADE


OCUPAÇÃO. ”É simples de se perceber. É só ver a área que é destinada aos veículos e a quantidade deles nesse espaço. Em um futuro muito próximo, não vai suportar os veículos que circulam. As avenidas são muito limitadas em Fortaleza. Existe pouca conectividade no sentido leste- oeste”, analisa Amando Costa, professor projetos urbanísticos da Unifor.

TRANSPOR. A prefeitura de Fortaleza executa o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). São 45 km de corredores de transporte; 14 km de duplicações e alargamentos viários; 23 km de restaurações viárias; 30 km de ciclovias; 82 km de rede de drenagem; 164 km de calçadas padronizadas, modernização de quatro terminais de integração, além de 122 semáforos novos.

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