SEJAM BEM-VIND@S AO BLOG DO

MOVIMENTO GRITO DA JUVENTUDE!




"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar." Martín Luther King


Seja a mudança que você deseja ver no mundo.

Mahatma Gandhi




Música

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Para refletir...



"A mediação interessada, tantas vezes interesseira, da mídia, conduz, não raro, à doutorização da linguagem, necessária para ampliar o seu crédito, e à falsidade do discurso, destinado a ensombrear o entendimento. O discurso do meio ambiente é carregado dessas tintas, exagerando certos aspectos em detrimento de outros, mas, sobretudo, mutilando o conjunto."

(...)

"Se antes a natureza podia criar o medo, hoje é o medo que cria uma natureza mediática e falsa, uma parte da natureza sendo apresentada como se fosse o todo."

(...)

"O que, em nosso tempo, seja talvez o traço mais dramático, o papel que passaram a obter, na vida quotidiana, o medo e a fantasia.Sempre houve épocas de medo. Mas esta é uma época de medo permanente e generalizado. A fantasia sempre povoou o espírito dos homens.
Mas agora, industrializada, ela invade todos os momentos e todos os recantos da existência a serviço do mercado e do poder e constitui, juntamente com o medo, um dado essencial de nosso modelo de vida."

Milton Santos, 1992

3 comentários:

nova utopia disse...

Se for o Milton Santos, autor de Por Uma Nova Globalização,é um geógrafo muito respeitado.Como respeitáveis são suas reflexões.
É isto mesmo, estão fabricando medos através da mídia, com histórias de fim de mundo para desviar a tenção dos verdadeiros problemas sócio-político-econômicos. Estes, sim, estão gerando crises de subjetividade no ser humano: síndrome de pânicos, crise de identidade, falta de sentido na vida, sensação de um iminente fim-de-mundo. O mundo não irá acabar-se, mas a antiga civilização milenar, para surgir uma outra nova humanidade com novos valores.
Fim do mundo em 2012, pelo calendário Maia, antiga ensaio de civilização da América Central. Os
Maias nunca afirmaram que em 2012 seria o fim do mundo (é uma ficção);
Fim do mundo em 2013, prognóstico do vidente Juscelino (charlatanice);
Fim do mundo em 2025 - mentiras e charlatanice dos cientistas perdidos que se baseiam pelo extinto antigo paradigma da Ciência
sem nenhuma validade concreta e real, ou seja, a última mentira.

Odécio Mendes Rocha - filósofo

Konsito - Lane Lima disse...

É sim, Milton Santos e "Por uma nova globalização".

nova utopia disse...

Konsito - Lane Lima

Pois está (estão) de parabéns !

Trazer Milton Santos para o debate, significa que você(s) é inteligente.

Um abraço com ternura

Odécio Mendes Rocha - filósofo